domingo, 12 de junho de 2011

Gracias, Palermo!

(autoria: blog de futebol argentino)

Muitas vezes ele foi criticado, incompreendido, rotulado e, até mesmo, desprezado. Mas, sua despedida do templo que o consagrou, neste domingo, deixará os torcedores do Boca Juniors, e os amantes do futebol, um tanto quanto carentes de gol. Martín Palermo, o maior artilheiro da história do Boca Juniors, o quinto maior artilheiro do futebol argentino, o argentino mais velho a marcar um gol em Copa do Mundo, faz sua última partida na Bombonera.
Assim como Maradona, Palermo não foi formado no Boca Juniors, mas foi no clube do povo que o ‘Loco’ conquistou o mundo. Fez sua estréia com a camisa xeneize no dia 14 de setembro de 1997 contra o Newell’s Old Boys, mas foi balançar as redes somente 16 dias depois, contra o Independiente.
Vestindo azul e ouro, Martín Palermo conquistou outras importantes marcas. Ganhou o apelido de ‘o otimista do gol’, jogou 402 partidas, marcou 236 gol e levantou 14 taças, entre elas um Mundial em cima do Real Madrid, partida em que também deixou a sua marca.
Deixou o clube, mas o amor por La Boca foi tamanho que retornou. Em 1999, marcou seu gol de número 100 com os ligamentos do joelho rompido. Ficou seis meses parado, mas quando voltou, justamente contra em Superclássico contra o River Plate, o camisa 9 deixou a sua marca na vitória da equipe por 3 a 0 e garantiu vaga nas semifinais da Taça Libertadores.
Foi também na Bombonera que Martín Palermo entrou para o Guinnes Book. No Apertura 2009 aproveitou de um rebote dado pelo goleiro Germán Montoya, do Vélez Sarsfield, e a 38,4 metros de distância marcou de cabeça.
Certamente, quando Martín Palermo deixar o gramado da Bombonera neste domingo na partida diante do Banfield, um pedaço do coração da bola ficará mais triste. Justamente no dia dos namorados, aquele que nem sempre a tratou bem, mas sempre soube como levá-la às redes, fará sua última partida como jogador profissional no estádio.
Perde o futebol, perdem os torcedores, perde o Boca Juniors. Mas, o mito permanece. É por isso que o Blog Futebol Argentino agradece a San Martín ‘El Loco’ Palermo, o otimista do gol, por todos os momentos felizes que o atacante proporcionou a nós, amantes do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário