segunda-feira, 28 de junho de 2010

Não destruam o futebol...

Após a rodada de domingo das oitavas-de-final da Copa do Mundo
ouviu-se, dos cronistas, muitas reclamações à respeito da arbitragem.
Todas justas e corretas.
Eu pergunto: E daí?
Os moralistas e defensores da falsa moral clamaram por avanços tecnológicos como chip na bola, arbitros extras e monitores com replay para que não exista mais erros no futebol. Eu imploro, à estes que desejam tais "melhorias", que por favor não acabem com o futebol.
O futebol sobrevive a mais de um século com discussões, reclamações, indgnações contra os juízes e nunca ninguém se desinteressou pelo futebol, todos continuam amando esse esporte magnifico. Desde que Charles Müller dominou a primeira redonda existe polêmica em qualquer lance de uma partida de futebol e essa é graça, senhores. Por isso existe a paixão sem lógica pelo time de coração.
Alguém duvida da felicidade que o povo inglês logrou com aquele gol "irregular" na final da copa de 66?
E da felicidade da torcida alemã, que 44 anos depois teve o doce sabor da vingança contra o English Team, alguém ousa duvidar de tal alegria?
Os americanos que tem o futebol como quinto esporte, precisaram ser "assaltados" contra a Eslôvenia para se apaixonarem pelo jogo. Os dois jogos seguintes foram recordes de audiência empatando com os
play off's da NBA, e com direito a ligação do presidente Obama para agradecer o empenho dos atletas.
Arrisco a dizer que todos os resultados do futebol mudariam se corrigissem todas as injustiças do esporte bretão, então deixem a mão de Henry, o gol de Tevez, o lance de vôlei do Luis Fabiano em paz. Esqueçam tudo isso e parem de tentar transformar o futebol em algo burocrático. Algo sem dúvidas, sem injustiças, sem argumentações e sem graça.
Como já disse uma vez o gênio Diego Armando Maradona:
"O futebol é o esporte mais lindo do mundo,
Ainda que um erre (nesse caso o juíz)
O futebol não deve pagar por isso...
... A bola jamais se mancha."

E tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário